"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderá-lo.

Por favor, nem ande em minha frente, talvez eu não saiba seguí-lo.

Ande ao meu lado, para que juntos possamos crescer e galgar os degraus da Consciência Terrena. "

PROVÉRBIO SIOUX.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A VISÃO INDÍGENA DO MUNDO...

Era natural entre os indígenas o respeito pela terra, pelos rios, pelos animais e pelos outros homens, incluindo os seus inimigos na guerra. Tudo fazia parte de uma única irmandade inserida no mesmo todo profundamente significativo, profundamente sagrado. O Grande Mistério que permeava toda a existência encarnava em diversas entidades, como Wakanda para os Lakotas e Cheyennes e Manitou para os povos do nordeste, todas elas próximas do Homem, palpitando no seu quotidiano e na natureza em redor. Black Elk (Alce Negro) homem-medicina dos Sioux Lakota, dizia: “Devemos compreender bem que todas as coisas são obras do Grande Espírito. Devemos saber que Ele está dentro de todas as coisas: das árvores, das ervas, dos rios, das montanhas e de todos os quadrúpedes e povos alados. E, ainda mais importante, devemos compreender que Ele está também por cima de todas estas coisas e povos. Quando compreendermos tudo isto profundamente nos nossos corações, então respeitaremos, amaremos e conheceremos o Grande Espírito. E então seremos, actuaremos e viveremos como Ele quer.”

(Extraido do Blog DRAGONS QUEST.)
IMAGENS DE ÁLBUM DE PINTURAS DE KARL BANG (PICASA).

Tribos e símbolos indígenas...



Wolf / Wolves Song ----- Apurimac, Flying Condor

danza de los indios americanos en colorado red rock

Navajo Hoop Dance

Almir sater - kikio

Pluralidade Cultural - Índios no Brasil - Quem são eles 1/2

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sobre os Lakotas...



"Os Lakota de antigamente eram sábios. Sabiam que o coração do homem que se afasta da natureza se torna duro. Sabiam que a falta de respeito pelas coisas vivas e que crescem depressa desemboca numa falta de respeito pelos seres humanos. Por isso, manteve sempre as suas crianças próximas da suavidade da sua influência".  
    (Luther Standing Bear – Luther Urso Erecto – chefe Sioux Oglala)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

The Wild Life In Brazil (HD)

A Floresta Amazonica em HD parte 1 - 6

Planeta Terra!

Imagens valem mais que mil palavras - Planeta Terra

Florestas Plantadas: Grandes Aliadas do Planeta

Lenda índigena...A criação do Homem.

                                                                                                                                                                         "No princípio todas as coisas estavam na mente de Wakonda. Todas as criaturas, incluindo o homem, eram espíritos. Moviam-se no espaço entre a terra e as estrelas. Andavam em busca de um lugar onde pudessem tomar uma existência corporal. Ascenderam até ao Sol, mas o Sol não era adequado para nele viver. Mudaram-se para a Lua e viram que também não era boa para fazer dela a sua morada. Então desceram à Terra. Viram que estava coberta de água. Flutuaram pelo ar dirigindo-se para norte, o este, o sul e o oeste e não encontraram terra seca. Sentiram-se sumamente penalizados. Mas logo da água surgiu um grande rochedo. Estalou em chamas e as águas ascenderam pelo ar sob a forma de nuvens. Apareceu a terra seca; cresceram as ervas e as árvores. A multidão de espíritos desceu e converteu-se em seres de carne e osso. Alimentaram-se das sementes das plantas e dos frutos das árvores. E a terra vibrava com as suas expressões de alegria e gratidão para com Wakonda, o criador de todas as coisas.” (ensinamentos da Sociedade do Guijarro, segundo Wakidezhinga, um antigo chefe.)
(Pintura de Alfredo Rodriguez-famoso pintor mexicano do Hiper Realismo).

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Um poema indígena...

                              
                                    Por mais que me esforce por te esquecer,
Voltas sempre aos meus pensamentos.
E é quando me ouves cantar,
Que te choro...
                                                    (Makah)   
        (Imagem: Tela do artista mexicano ALFREDO RODRIGUEZ:"The finishing touch...") 

MÃE TERRA...

Foi pensando em ECOLOGIA que me movi no sentido de criar blogs que expandissem pelo mundo virtual a consciência de que todos nós fazemos parte de uma teia infinita de vida e evolução, sobre a crosta deste pequeno planeta azul...
Tudo no Universo está interligado como uma imensa teia ou um tecido vivo, por isso,se um elo sofre, toda teia sofrerá. O sofrimento dos povos pela ação das guerras,dos desequilíbrios ecológicos ,da violação dos direitos à Vida e à Liberdade, a violência e a agressividade de preconceitos de todos os tipos: racial,de sexo,status social, religião,crenças e  cultura,atinge a todos nós!São manchas escuras,nódoas nojentas, na história da humanidade! Jamais existirá felicidade neste mundo enquanto não houver justiça social, respeito e compreensão das idéias e crenças alheias  e, acima de tudo,muito amor ao próximo...E neste "próximo"eu incluo,sem medo de errar, todos os seres vivos,animais e plantas, que conosco convivem neste maravilhoso mundo que é a Terra,mas que o "Homo Sapiens" vem destruindo inconsequentemente no seu egoísmo,na sua ganância de poder e dinheiro,ao longo das eras. 
Vamos esperar quanto tempo mais, para tomar atitudes  ecologicamente sadias e corretas que beneficiem toda a Terra?
E, será que ainda nos resta algum tempo?   


 Cezarina Macedo/31/01/2011.