"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderá-lo.

Por favor, nem ande em minha frente, talvez eu não saiba seguí-lo.

Ande ao meu lado, para que juntos possamos crescer e galgar os degraus da Consciência Terrena. "

PROVÉRBIO SIOUX.

domingo, 27 de março de 2011

Empresa nega que radiação em Fukushima seja 10 milhões de vezes acima do normal

enhancedbuzz24350130091 Fotos de Fukushima   Imagens de dentro da usina nuclear do Japão




A Tokyo Electric Power Company (Tepco) informou que a água localizada abaixo do reator 2 certamente está contaminada, mas não no nível divulgado pela Agência de Segurança Nuclear japonesa. A Tepco disse ainda que outra leitura da água está sendo feita.
Devido ao suposto aumento no nível de radiação em Fukushima, os funcionários que tentavam bombear a água para fora do reator 2 foram retirados do local, para evitar a contaminação.
A Tepco afirma que continua trabalhando para restabelecer a energia elétrica e religar o sistema de resfriamento nos reatores. No entanto, a companhia alega que os altos níveis de radiação no local estão tornando mais lento o progresso dos trabalhos. Os trabalhadores da empresa continuam bombeando água fresca para dentro dos reatores 1, 3 e 4, na tentativa de conter o derretimento dos cilindros de material radioativo.
Mais cedo, a Agência de Segurança Nuclear do Japão tinha anunciado que os testes realizados pela Tepco detectaram um nível de radioatividade dez milhões de vezes superior ao normal na água encontrada junto ao reator número 2. Segundo a agência, havia possibilidade de que o material estivesse vazando diretamente do reator para o oceano.
Os funcionários que trabalhavam no bombeamento de água para fora do local foram retirados para evitar qualquer tipo de risco. Na última quinta-feira, três operários que trabalhavam na área do reator 3 tiveram contato com água radioativa, e dois precisaram ser hospitalizados. Foi confirmada uma grande contaminação na pele e nas pernas e, apesar de não necessitarem de tratamento, eles permanecem sob observação.
A agência informou ainda que o índice de iodo radioativo encontrado  no mar próximo à usina é 1.850 vezes superior ao padrão. No sábado, as taxas encontradas já eram 1.250 vezes maiores do que a permitida. Na ocasião, um porta-voz da agência afirmou que se uma pessoa bebesse 50 centilitros do líquido atingiria de de uma só vez o limite anual que pode absorver.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) também anunciou neste domingo que no reator 1 da usina de Fukushima foi detectada a presença de grandes concentrações de iodo 131, césio 137 e césio 134.


EXTRAÍDO DO JORNAL DO BRASIL-27/03/2011-12hs59 -O primeiro Jornal 100% digital do país.
Tags: água, radiação

sábado, 26 de março de 2011

Vinte capitais brasileiras ficam no escuro na Hora do Planeta ...







Ação da ONG WWF ocorreu neste sábado em 130 países em todo o mundo


iG São Paulo | 26/03/2011 21:14 - Atualizada às 22:00A+A-




Entre 20h30 e 21h30 deste sábado, casas, empresas, prédios públicos e monumentos de 123 cidades brasileiras ficaram voluntariamente no escuro por uma hora. A ação batizada de Hora do Planeta foi orquestrada pela organização não-governamental internacional Worl Wildlife Fund (WWF) para alertar o o mundo do perigo do aquecimento global. Além do Brasil, outros 130 países participaram da ação.


No Brasil, 20 capitais participaram da Hora do Planeta, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Belo Horizonte, Salvador, Florianopólis, Fortaleza, Curitiba e João Pessoa. Em alguns pontos do País, houve um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do terremoto no Japão e das enchentes na serra fluminense.Já o Distrito Federal apagou as luzes do Palácio do Buriti e Anexo, Memorial JK, Teatro Nacional, Catedral, Museu do Índio, Complexo Cultural da República e Ponte JK.
Segundo a ONG, mais de 1948 empresas e organizações brasileiras aderiram ao movimento, através de seu site.
(EXTRAÍDO DO JORNAL ONLINE  ÚLTIMO SEGUNDO.)

O JAPÃO HOJE...

Bill Clinton pede que Brasil lidere o mundo no século 21

Talvez nem todos saibam que Bill Clinton é de origem cigana,segundo ele mesmo declarou durante uma  entrevista à imprensa em 1997,contando que seu avô era um cigano oriundo da Escócia que emigrara para os Estados Unidos.
Vejam o que ele disse no seu pronunciamento durante o SEGUNDO FÓRUM MUNDIAL DE SUSTENTABILIDADE,em Manaus,neste sábado:


Após elogios sobre soluções brasileiras para energias renováveis, redução do desmatamento, diminuição da emissão de carbono, remédios genéricos, entre outras, o ex-presidente americano Bill Clinton afirmou neste sábado, em Manaus, que espera a liderança do Brasil na mudança global em direção a um mundo sustentável. "Se eu fosse um político brasileiro hoje, saindo do pesadelo da inflação, e com tudo isso realizado, me perguntaria o que eles querem que façamos mais. Quero que o Brasil lidere o mundo no século 21."
Por meio da William J. Clinton Foundation, o 42º presidente dos Estados Unidos realiza trabalhos sociais na África, América Latina e Ásia, e visita constantemente países que enfrentam grandes desafios. Com esta bagagem, ele não hesitou em declarar que o Brasil tem reservado um grande papel no cenário global. Segundo ele, a experiência do País pode dar respostas para combater a desigualdade, a instabilidade e a insustentabilidade - os três maiores desafios atuais da humanidade, segundo ele.
No entanto, o Brasil não deve estar sozinho. "Não se pode construir um futuro sustentável sozinho. É preciso convencer seus parceiros, China e EUA, a trabalhar junto nisso", disse. De acordo com Clinton, a China ainda não tem certeza se pode cortar as emissões de carbono e continuar com as mesmas taxas de crescimento a mesma "barreira mental" que impediu um acordo em Copenhagem. O ex-presidente afirmou que apenas quatro países conseguirão cumprir as metas de redução de carbono estabelecidas para 2012: Alemanha, Reino Unido, Suécia e Brasil."Todos esses países tiveram menos desigualdade, maior taxa de emprego e maior crescimento do que os EUA nos últimos ano, porque mudaram a forma de produzir e consumir. Vocês podem provar ao mundo que isto é sustentável e altamente lucrativo", disse a uma plateia formada em sua maioria por empresários brasileiros, que faziam intervenções com aplausos ao discurso do ex-presidente.

EXTRAÍDO DO JORNAL DO BRASIL -ONLINE ()

sexta-feira, 25 de março de 2011

Fóssil descoberto no RS tem 260 milhões de anos...







  • 25 de março de 2011                                                                            




  • Uma descoberta inédita de um fóssil com cerca de 260 milhões de anos foi apresentada ontem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Tiarajudens eccentricus.


    O nome científico batiza uma nova espécie de animal pré-histórico desconhecido e que vivia na área onde hoje é o pampa gaúcho. Nunca antes havia sido descoberto um herbívoro tão antigo e com ligações tão próximas aos atuais mamíferos.

    Encontrado numa rocha à beira de um açude, numa fazenda da localidade de Tiaraju, no interior de São Gabriel, o fóssil remete a uma era anterior à dos dinossauros. A descoberta alçou o Rio Grande do Sul à vitrina científica mundial. O achado é destaque hoje da revista científica norte-americana Science, uma das principais publicações da área no mundo.

    O material foi encontrado em março de 2009 e passou por análise minuciosa até ser oficialmente mostrado ontem. Segundo o coordenador da pesquisa, o paleontólogo Juan Carlos Cisneros, a descoberta é inédita.

    Tiarajudens, porém, não é um mamífero, como a capivara, o animal que mais teria semelhança física com ele atualmente. Ele é um terápsido anomodonte, uma linhagem animal extinta há milhões de anos e prima distante dos mamíferos. Pelo estudo do fóssil, foi encontrado uma arcada dentária quase completa. Tiarajudens tinha dentes até no céu da boca, comprovando mais uma vez que ele não engolia a comida, mas mastigava.


    PORTO ALEGRE








    EXTRAIDO DO Diário Catarinense - edição online

    quinta-feira, 24 de março de 2011

    COMEÇO DE TEMPOS DIFÍCEIS PARA O MUNDO...

    Japão (EPA/STEPHEN MORRISON)



    O sismo e o tsunami que devastaram o nordeste do Japão a 11 de Março fizeram mais de 25 mil mortos e desaparecidos, avança um novo balanço da polícia divulgado esta quarta-feira.

    A polícia indicou que há 9 487 mortes confirmadas e que 15 617 pessoas estão oficialmente dadas como desaparecidas. Ou seja, no total, há 25 104 mortos e desaparecidos após a catástrofe. 

    De acordo com as autoridades, há ainda 2 755 pessoas feridas.



    EXTRAIDO DO JORNAL ONLINE  TVi24

    USINAS NUCLEARES ... PERIGO PARA O MUNDO?

    Japão (EPA/KIMIMASA MAYAMA)




    Japão: partículas radioactivas chegam à Islândia e à Finlândia

    Governos de ambos os países tranquilizam populações: os níveis de radioactividade são de tal forma baixos que não constituem riscos para a saúde

    Por: Redacção / MM  |  23- 3- 2011  22: 49






    Partículas radioactivas, provenientes da central de Fukushima, no Japão, já chegaram a território da Islândia e da Finlândia. De acordo com agências noticiosas internacionais, os próprios Governos dos dois países informaram as populações e adiantaram que os níveis de radiação são tão baixos que não constituem riscos para a saúde pública. 

    Na Finlândia, a entidade responsável pela questão nuclear anunciou que foram detectadas partículas de iodo radioactivo procedentes do Japão em duas estações de medição em Helsínquia e Rovaniemi. 

    «A concentração de partículas deveria ser pelo menos um milhão de vezes maior para que fosse necessário tomar algum tipo de medida», afirmaram os responsáveis em nota oficial. 

    Também na Islândia se registou a presença de partículas radioactivas. Mas especialistas austríacos destacam que as quantidades registadas na estação de Reykjavík não constituem perigo para a saúde humana.
    (NOTÍCIA  EXTRAIDA  DE  TVi24) 

    quarta-feira, 23 de março de 2011

    ESTÃO ESCONDENDO A GRAVIDADE DOS FATOS?



    Ativistas anti-nuclear manifestaram-se, em Tóquio, frente à sede da TEPCO, a companhia de eletricidade nipónica .                                         A. preocupação com os níveis de radioatividade é crescente. O jornalista espanhol, Gonzalo Robledo, fala-nos da forma como se está a viver esta crise no Japão.
    “A venda de água em garrafas é muito popular no Japão e muitas pessoas começaram já a fazer aprovisionamento, mas é preciso ter em conta que no Japão há um nível de prevenção importante, para os desastres naturais e muita gente já tinha água em grandes quantidades, sobretudo em banheiras e em todos os recipientes onde podem guardar. Já tinham este tipo de aprovisionamento e, é claro, que a notícia sobre a água de Tóquio preocupa toda a gente.
    Podemos encontrar gente que tem que tem bastante confiança no que diz o governo porque os japoneses têm, por norma, confiança, nos seus governos. Mas há outros que desconfiam e pensam que alguma coisa lhes estão a esconder porque há muito sinteresses, mas isso eu penso que é sobretudo quanto às mentiras que pode haver por parte da empresa que gere as centrais nucleares”.
    Copyright © 2011 euronews

    ATÉ QUANDO IRÁ ISSO? COMEÇO DO FIM?





    O aumento da temperatura no reator número um da central nucler de Fukushima está a preocupar as autoridades japonesas. A temperatura atinge os 380 a 390 graus celsius, num complexo concebido para funcionar a uma temperatura máxima de 300 graus.
    Apesar de vários sinais de melhoria da situação, com a corrente a ter sido restabelecida e uma das piscinas de combustível usado já cheia de água, mais dois reatores são ainda fonte de inquietação.
    Ninguém sabe até quando será preciso continuar a arrefecer os seus núcleos. A China enviou um camião dotado de um enorme braço articulado para permitir deitar água sobre as instalações nucleares sem expor vidas humanas à radiação. O veículo deverá chegar ainda esta semana.
    Enquanto isso a nuvem radioativa dispersa-se pela atmosfera. Depois de atravessar o Pacífico, passar pelo norte da América e pelo Atlântico deverá chegar esta quarta-feira ao continente europeu. Os níveis de radioatividade são muito inferiores aos do desastre de Chernobyl.
    A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para os níveis de radioatividade nos alimentos.
    Copyright © 2011 euronews

    sábado, 19 de março de 2011

    OS POVOS INDÍGENAS TINHAM RAZÃO...






    Peixes do Pacífico estão comendo plástico

    Segundo pesquisadores que percorreram 1,6 mil km da Costa Oeste dos EUA, entrada do detrito na cadeia alimentar deve afetar os humanos

    13 de março de 2011 | 0h 00


    Tony Barboza, Los Angeles Times - O Estado de S.Paulo
    Pesquisadores do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, encontraram provas de que pequenos peixes do norte do Oceano Pacífico estão ingerindo plástico. O estudo desses cientistas chama a atenção para os efeitos preocupantes do lixo que flutua nas águas sobre a vida marinha em áreas remotas dos oceanos.
    Em cerca de 35% dos peixes apanhados em uma expedição de pesquisa realizada em 2008, na Costa Oeste dos Estados Unidos, foram encontrados pedaços de plástico em seus estômagos, de acordo com o estudo, apresentado na semana passada pelas instituições de pesquisa Algalita Marine Research Foundation (Fundação de Pesquisa Marinha Algalita) e California Coastal Water Research Project (Projeto de Pesquisa das Águas Costeiras da Califórnia).
    Cada um dos peixes apanhados nessa expedição tinha em seu estômago, em média, dois pedaços de plástico. Mas os pesquisadores, que dissecaram centenas de peixes-lanterna - espécie que se alimenta de plâncton -, chegaram a encontrar 83 fragmentos de plástico em um único animal.
    O estudo das duas instituições levanta o temor de que o lixo, à medida que vai se introduzindo na cadeia alimentar, pode terminar sendo ingerido pelos seres humanos.
    E destaca também um problema que tem chamado muito a atenção nos últimos anos: os detritos marinhos - em sua maior parte constituído de plástico - que se acumulam nas vastas correntes oceânicas conhecidas como turbilhões.
    Embora as garrafas, os contêineres e as varas de pesca aos poucos se fragmentem com o impacto das ondas e a luz do Sol, os cientistas ainda não sabem se um dia esse lixo se dissolverá totalmente.
    Efeitos quantificados. Os estudiosos já documentaram os perigos apresentados por esse lixo flutuante para as tartarugas, os pássaros marinhos e os mamíferos que se alimentam desse lixo ou ficam presos nos detritos. Mas, segundo os pesquisadores, o presente estudo foi o primeiro a tentar quantificar os efeitos sobre os peixes menores.
    A Algalita Marine Research Foundation, instituição sem fins lucrativos com sede em Long Beach, Califórnia, que tem esse nome por causa de seu catamarã de 50 pés, realiza pesquisas científicas sobre a propagação global dos detritos marinhos, mas também luta para limitar "o rastro de plásticos" deixados pela sociedade em rios e oceanos.
    O Coastal Water Research Project, baseado em Costa Mesa, também na Califórnia, é um instituto de pesquisa ambiental financiado por 14 agências governamentais diferentes.
    Para realizar o estudo, os pesquisadores das duas instituições avançaram por cerca de 1,6 mil quilômetros da costa, em busca de peixes vivendo em meio às partículas de lixo flutuante numa área do Pacífico conhecida como Eastern Garbage Patch. Eles dissecaram e analisaram os peixes num laboratório em Costa Mesa.
    A vasta maioria dos peixes encontrada era de peixes-lanterna, que vivem nas profundezas do oceano e sobem à superfície quando escurece em busca do plâncton. Como são um dos peixes mais comuns no oceano e uma fonte de alimento para peixes populares na pesca, como o atum e o dourado, a descoberta dos fragmentos de plástico levanta questões quanto aos efeitos sobre a vida marinha e o consumo humano.
    "À medida que os pedaços grandes de plástico se fragmentam, eles vão ficando do tamanho e com a textura de um alimento natural", disse Charles Mooore, fundador da Fundação Algalita e autor do estudo. "O que estamos observando é toda a rede alimentar sendo contaminada pelo plástico".
    Ideias. O estudo foi publicado na revista científica Marine Pollution Bulletin e os autores devem apresentar suas descobertas na Plastics Are Forever Youth Summit, em Long Beach, reunião na qual adolescentes dos Estados Unidos e de mais 13 países trocarão ideias sobre como combater a poluição provocada pelo plástico nos oceanos.
    A pesquisa também será apresentada no fim deste mês na Quinta Conferência Internacional sobre Detritos Marinhos, em Honolulu, Havaí. / TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO.
    EXTRAIDO DO JORNAL ONLINE " ESTADÃO.COM.BR

    quinta-feira, 17 de março de 2011

    PROFESSIAS DOS INDIOS HOPI...MEDITEM!






    Os Hopi são uma nação nativo americana dos Estados Unidos da América que vive principalmente na Reserva Hopi no noroeste do Arizona, com 1,5 milhões de acres (6 000 km²), que está rodeada pela reserva Navajo. Alguns Hopi vivem na reserva indígena do Rio Colorado, no oeste do Arizona.



    Este povo continua a praticar a sua cultura tradicional, num grau mais elevado que a maioria dos outros nativos americanos. A religião dos Hopi é essencialmente pacífica e envolve o respeito por todas as coisas e seres da Natureza, de acordo com os mandamentos de Maasaw, Criador e Protector do Mundo. Nos seus ritos religiosos, os Hopi pedem benefícios para todos os povos da Terra. Possuem uma cosmogonia que em tudo se assemelha a concepções que parecem repetir-se por todo o planeta, facto indicativo de que, de algum modo, toda a Humanidade recebeu as suas tradições de uma mesma fonte, embora as lendas e profecias tenham adquirido ao longo do tempo pequenas diferenças, insignificantes em relação ao todo e que são resultado de peculiaridades locais.
    Os Hopi também acreditam na emergência e extinção cíclica dos Homens, que se renovam em raças cada vez mais evoluídas rumo a uma purificação espiritual que chegará ao termo ideal na Sétima Raça ou Sétimo Mundo. O fim do mundo segundo a tradição Hopi inclui todo aquele elenco de catástrofes descritas em outras profecias, desastres naturais inevitáveis, considerando esta tradição que o cruzamento entre as órbitas da Terra e de um astro de grandes proporções - seja planeta, asteróide ou cometa - produzirá, evidentemente, grandes alterações no ecossistema terrestre. Este fim do mundo segundo os Hopi também inclui a ideia de uma punição, de um karma negativo a ser resgatado, prevendo que uma estrela azul virá coroar uma sequência de nefastas acções perpetradas pelos homens: irá acontecer uma guerra e esta será também um confronto entre valores materiais e valores espirituais. Somente os Hopi, ou os Pacíficos, serão poupados, restarão uns poucos sobreviventes, sementes do Quinto Mundo.
    Os sinais que anunciam o grande final já estão a ocorrer há algum tempo e são igualmente parecidos com todos aqueles citados em outras profecias, a grande maioria decorrentes dos aspectos negativos do notável avanço tecnológico alcançado pela Humanidade. Os Hopi, assim como outros povos, foram salvos de uma grande dilúvio no passado e estabeleceram um acordo com o Grande Espírito (O Criador) em que nunca se separariam dele. Então ele fez um conjunto de tábuas de pedra sagradas chamadas Tiponi nas quais inseriu os seus ensinamentos, profecias e avisos.
    A profecia mais persistente e confirmável é uma que foi dada nos tempos antigos pelos Anciães Hopi. Esta profecia foi passada através da tradição oral e pela referência às tábuas antigas. Os anciães revelaram que haveria nove Sinais antes que surgisse o 5º Mundo. Este seria um mundo de paz e de abundância - uma Nova Terra. De acordo com Pena Branca, um Hopi do antigo Clã dos Ursos, a profecia se realizaria assim:

    "O Quarto Mundo terminará em breve e o Quinto Mundo começará. Os anciães sabem disto. Os Sinais no decorrer dos anos foram realizados e assim poucos restam.”

    "Este é o Primeiro Sinal: Foi-nos dito da vinda dos homens de pele branca, como Pahana, nosso perdido Irmão Branco das Estrelas. Mas estes homens não viverão como Pahana, eles serão homens que tomarão a terra que não é deles e os homens que atacarão os seus inimigos com o trovão (armas).”
    "Este é o Segundo Sinal: As nossas terras verão a vinda das rodas cheias de vozes. Na sua juventude, o meu pai viu esta profecia realizar-se com os seus olhos – os homens brancos que trouxeram as suas famílias em vagões pelas pradarias.”
    "Este é o Terceiro Sinal: Uma estranha besta como um búfalo com grandes e longos chifres assolará a Terra em grande número. Estes Penas Brancas viram com os seus olhos – a vinda do gado de longos chifres dos homens brancos.”
    "Este é o Quarto Sinal: A Terra será atravessada por cobras de aço – os caminhos-de-ferro".
    "Este é o Quinto Sinal: A Terra será atravessada por uma rede de aranhas gigantes – energia eléctrica e linhas telefónicas".
    "Este é o Sexto Sinal: A Terra será atravessada por rios de pedra que fazem imagens – auto-estradas com miragens causadas pelo Sol".
    "Este é o Sétimo Sinal: Vocês ouvirão o mar se transformar em negro e muitas coisas vivas morrerão por causa disto – derramamento de petróleo nos oceanos".
    "Este é o Oitavo Sinal: Vocês verão muitos jovens que usam cabelos longos como a nossa gente. Eles virão e se juntarão às nações tribais, para aprenderem novos modos e sabedoria – os hippies nos anos 60 e 70.”
    "E este é o Nono e Último Sinal: Vocês ouvirão uma residência nos Céus, acima da Terra, que cairá com um grande estrondo. Aparecerá como uma Estrela Azul. Logo depois disto, as cerimónias do meu povo cessarão".
    "Estes são os sinais que mostram que a grande destruição está a aproximar-se. O mundo balançará para lá e para cá. O homem branco lutará contra outras pessoas em outras terras, com aqueles que possuem a primeira luz da sabedoria. Haverão muitas colunas de fumo e fogo, como Pena Branco viu o homem branco fazer nos desertos, não muito longe daqui. Só os que virão causarão doença e um grande número morrerá. Muitos do meu povo entendem as profecias e estarão seguros. Esses que ficarão e que vão morar nos lugares onde mora o meu povo estarão seguros. Então haverá muito para reconstruir. E logo após Pahana (significa irmão branco desaparecido, esta lenda do Pahana parece estar intimamente relacionada com os Aztecas e a história de Quetzalcoatl, assim como outra lendas da América Central) voltará e trará com ele o amanhecer do Quinto Mundo. Ele plantará as sementes da sabedoria nos corações das pessoas. Até mesmo agora as sementes estão a ser plantadas. Isto abrirá o caminho para o aparecimento do Quinto Mundo”.
    A profecia Hopi refere que o aparecimento da Estrela Azul Kachina iniciará um período de grande purificação, um período em que a Terra será purificada e limpa da negatividade, em preparação para o surgimento do 5º Mundo (“virá quando Saquasohuh - estrela azul - Kachina dançar na praça e remover a sua máscara”).

    Existe uma rocha saibrosa num penhasco perto de Second Mesa, que pertence à reserva Hopi no Arizona. Neste penhasco está gravada uma imagem do nosso passado, presente e futuro. Este local é mais comummente conhecido como
     a rocha da profecia Hopi.



    EXTRAIDO DO BLOG "NOVA ERA."

    IMAGENS DO GOOGLE.

    sexta-feira, 11 de março de 2011

    SABEDORIA ANCESTRAL...





    U
     "Um dia a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar o homem branco a reverência pela sagrada Terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris, para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Irís".

    Profecia decretada há mais de 200 anos pela indígena Olhos de Fogo, nação Cree, dos Estados Unidos da América.

     IMAGEM DO GOOGLE.

    Indian Vision - Chirapaq - Native American - Powerful Pride - Sacred Med...

    Habla un sabio de la comunidad Iroquois

    Mensaje de una anciana Mapuche a la Humanidad

    Progresar o perder el norte -- Reflexiones de Red Crow

    My Native Land (music by Robert Mirabal--Quiet Season)

    Robert Mirabal - Shine

    Robert Mirabal - Stiltwalker

    Robert Mirabal - Medicine Man

    quinta-feira, 3 de março de 2011

    FILTRO DOS SONHOS...




    Os videntes nativo–americanos ensinam que a Grande Aranha, teceu a Teia do Universo para relacionar todas as coisas. (Enquanto teço este texto, reflito que o mundo todo está ligado por uma "WEB" = teia em inglês). Para eles, a Aranha ao mesmo tempo é Avó e Criadora que cria novas energias dentro da existência. Ela tem a "Medicina da Criação".
    Num dos mitos da Criação, conta-se que no inicio do mundo só havia escuridão, os povos andavam às cegas, e viviam se colidindo, uns com os outros. A vovó aranha que trouxe o sol e o fogo aos índios e ensinou-lhes também a arte de fazer a cerâmica.
    Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas
    Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento á morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia :
    "Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios".
    No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe:
    "No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia"
    Esse círculo é conhecido como "dreamcatcher" (apanhador de sonhos). Aqui no Brasil é chamado de Filtro dos Sonhos ou Coletor de Sonhos.
    Trata-se de um instrumento de poder para assegurar bons sonhos para aqueles que dormem debaixo dele, e também para trazer visões.
    Geralmente são colocados onde a luz bate pela manhã, em frente a janela. Os nativos nos ensinam que os sonhos passam pelo furo no centro e os maus sonhos ficam presos na teia e se dissipam à luz do amanhecer.

    EXTRAIDO DO BLOG " XAMANISMO."
    IMAGEM DO GOOGLE.

    quarta-feira, 2 de março de 2011

    OS ANIMAIS NO XAMANISMO...


    No xamanismo passamos pela descoberta do animal guardião que está presente em cada um de nós. Seja chamado de animal de poder, espírito protetor, nagual, aliado totem, animal guardião.
    É o nosso alter ego, nosso duplo. Os animais estão mais próximos do que nós da Fonte Divina. O animal é mítico, onírico. Quando compartilhamos de sua consciência animal, podemos transcender o tempo e o espaço, e, as leis de causa e efeito. A natureza da relação entre o homem e o animal é de origem espiritual. É o nosso instinto animal, nosso lado mais forte e menos racional.
     Os animais de poder são manifestações dos poderes arquetípicos ocultos, que estão por trás das transformações humanas. Torna as pessoas com um corpo vigoroso, aumenta a resistência a doenças,
    a acuidade mental, e a auto-confiança.

    Eles auxiliam no diagnóstico de doenças, na realização de objetivos desafiadores, para aumentar a disposição, auxiliam no auto-conhecimento. Enfim, um aliado.

    O antropólogo Michael Harner, em seu livro “The Way of The Shaman “ descreve que quando uma pessoa está doente ela está desanimada, ou seja ela perdeu sua força animal, está deprimida, fraca e predisposta a adoecer.

    No xamanismo realizamos uma ritual, com tambor, para que os praticantes se conectem com seu animal, e também deixamos nosso animal aflorar através da “ Dança do Animal “, uma outra forma de evocação.No xamanismo, os praticantes costumam, também ter as sua canções, para evocar o poder dos animais. Através de uma maior compreensão da energia animal e da pratica de rituais e meditações, expande-se o seu poder pessoal.

    Esse relacionamento poderá lhe trazer um vigor extra, ajudará a ter idéias mais criativas, a melhorar seu relacionamento com as pessoas e com o Universo, aumenta sua intuição, melhora seu poder de tomar decisões, maior disposição para enfrentar os desafios da vida, proteção contra perigos. 
    EXTRAIDO DO BLOG "XAMANISMO".

    ANIMAIS DE PODER...

    A simbologia animal está profundamente gravada no inconsciente coletivo da humanidade.

    Herdamos sentimentos e recordações inconscientes que condicionam nosso comportamento consciente.

    Nas religiões antigas existem registros de rituais do homem e do animal em todos os hemisférios. Exemplos como Ganesha, a divindade hindú, forma humana com cabeça de elefante; no Egito, Thot, forma humana com cabeça de falcão; o peixe e a ovelha no cristianismo.
    Na mitologia grega, entre os fenícios, maias, aztecas, indios norte-americanos, na Siberia, nos cultos africanos, no Perú, entre os aborígenes australianos, entre os esquimós, índios brasileiros, no taoísmo e etc.

    Nos contos Jakata conta-se que Buda em seu “Grande Despertar “ lembrou-se de encarnações animais.

    Jesus, um dia, disse aos seus discípulos : “Eis que vos enviou como ovelhas no meio de lobos; portanto, sede espertos como as serpentes e simples como as pombas “. (Mateus, 10:16 )

    A história também faz registros do Sermão aos Peixes, de Santo Antonio e São Francisco pregando a palavra de Deus aos pássaros.
    Também o símbolo dos Quatro Evangelistas: Mateus, o Anjo ou o Homem, marcando o nascimento de Cristo; Marcos, o Leão, seu Evangelho começa no deserto; Lucas, o touro, iniciando com Zacarias, que sacrificou o Gado; João, a Águia, porque através dela o Espírito de Deus se manifesta.

    Na astrologia os símbolos astrológicos são animais. Na astrologia chinesa idem. Nos chacras, há para cada vórtice um animal que carrega o bija ( semente ) . A Kundalini é representada por uma serpente.

    A simbologia animal também está presente em todas as linhas de ocultismo, na alquimia, nas cartas de tarô, nas runas, no I Ching, etc.