"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderá-lo.

Por favor, nem ande em minha frente, talvez eu não saiba seguí-lo.

Ande ao meu lado, para que juntos possamos crescer e galgar os degraus da Consciência Terrena. "

PROVÉRBIO SIOUX.

terça-feira, 26 de julho de 2011

INTENSA TEMPESTADE NA ARGENTINA...FRENTE FRIA AVANÇA SOBRE RS.




Terça-feira 26/07/2011 

Frente que fez estragos na Argentina chega ao Estado

Violento temporal atingiu a capital argentina e a Grande Buenos Aires nesta segunda-feira. A tempestade começou no fim da tarde e arrancou árvores, causou estragos, deixou feridos. Em La Plata, um homem morreu ao ter o carro atingido por uma árvore. Granizo de até 5 centímetros caiu em Buenos Aires e arredores. O temporal prejudicou o trânsito nas rodovias que dão acesso à cidade ao provocar a queda de placas publicitárias, que voaram sobre as pistas. Além disso, serviço de trens, segundo o jornal Clarín, registraram atrasos. Houve feridos durante o intenso temporal.(Extraído do SITE da METSUL

quinta-feira, 14 de julho de 2011

AURORA BOREAL NOS CÉUS DA ISLÂNDIA...




Na noite dessa imagem, o céu exibia fantásticos tons de verde sobre o Jökulsárlón, o maior lago glacial do país. A figura ganhou, há dois meses, um concurso internacional de paisagens astrofotográficas. O fotógrafo combinou seis posições para captar não apenas os dois aneis verdes da aurora boreal, como também seus reflexos no lago sereno.
Visíveis ao fundo da imagem estão componentes da Via Láctea, os Aglomerados de Plêiades e a galáxia de Andrômeda.
(http://hypescience.com


Por Bruno Calzavara em 18.05.2011 as 22:30

DADOS SOBRE O PUYEHUE...


A potência da erupção do complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle foi equivalente à energia liberada por 70 bombas atômicas ou a 2% da potência elétrica mundial, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira por pesquisadores argentinos.
Três físicos da Universidade Nacional de Río Negro, uma das províncias argentinas mais afetadas pelo vulcão, calcularam que o vulcão expulsou 100 milhões de toneladas de cinza, areia e pedras, "uma quantidade comparável à carga de 24 milhões de caminhões de transporte".
No estudo publicado no portal da universidade, levantaram como hipótese que a área coberta pelo material expulso pelo vulcão é de 1,7 mil km², com uma espessura média de 10 cm. No dia 4 de junho, o complexo vulcânico, situado na Cordilheira dos Andes, fronteira entre Argentina e Chile, entrou em uma atividade que expulsou cinzas e outros materiais durante cinco horas "com uma altura média de 5 mil m".
A energia necessária para elevar essa massa de materiais a tal altura foi de mil quilotons, equivalente à energia liberada por 70 bombas nucleares, calcularam os analistas, dois deles membros do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas e da Comissão Nacional de Energia Atômica.
"A magnitude da energia posta em jogo neste fenômeno geológico é equivalente a 12 vezes a potência elétrica instalada na Argentina ou a 2% da potência elétrica mundial", destacaram. Os pesquisadores explicaram que fizeram este estudo a partir da óptica aplicada por Enrico Fermi (1901-1954), físico italiano reconhecido, entre outros motivos, por ter desenvolvido o primeiro reator nuclear, em 1942.
EFE/Daniel Basualto