"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderá-lo.

Por favor, nem ande em minha frente, talvez eu não saiba seguí-lo.

Ande ao meu lado, para que juntos possamos crescer e galgar os degraus da Consciência Terrena. "

PROVÉRBIO SIOUX.

sábado, 5 de novembro de 2011

UM MISTÉRIO MILENAR...O DISCO DE PHAÍSTOS...





                                  O DISCO DE PHAÍSTOS
 




O disco de Phaistos é um enigma. Trata-se de um disco circular de barro, coberto com símbolos inscritos em ambos os lados, diferentes de quaisquer sinais de qualquer sistema de escrita conhecido.O disco de Phaistos é um curioso achado arqueológico, provavelmente datado de cerca de 1700 aC. Seu propósito e significado, e até mesmo seu lugar de origem geográfica de fabricação, continuam a ser contestadas, tornando-o um dos mais famosos mistérios da arqueologia. O disco de Phaistos foi descoberto na Ilha de Creta, no porão da sala  XL-101 do Palácio Minoano, perto de Hagia Triada, na costa sul de Creta.  
 
 O arqueólogo italiano Luigi Pernier recuperou, incrivelmente intacto, este "prato", com cerca de 15 cm. de diâmetro e pouco mais de 1 cm. de espessura, em 03 de julho de 1908. A inscrição foi feita pressionando hieróglifos pré-formados na argila mole, em uma seqüência seguindo uma espiral no sentido horário em direção ao centro do disco.  Há um total de 241 figuras no disco. Muitos dos  desenhos e representam coisas facilmente identificáveis, de todos os dias, incluindo figuras humanas, peixes, aves, insetos, plantas, um barco, um escudo, uma equipe de funcionários, etc. O disco apresenta traços de correções feitas pelo escriba em vários lugares.  Pelo fato de que nenhum outro artefato semelhante foi encontrado em qualquer lugar de Creta, acredita-se que o disco de Phaistos era estrangeiro, isto é, foi trazido de outro lugar. 



Luigi Pernier



Este disco tem sido objeto de muitos estudos.


Muitas tentativas foram feitas para decifrar o código que está por trás dos glifos do disco.


Enquanto muitos entusiastas acreditam ainda que o mistério pode ser resolvido, todas as tentativas de decifração não foram bem sucedidas, possivelmente porque  não há contexto suficiente para uma análise significativa.  





EXTRAÍDO : I. de P. P. Imagick 

Nenhum comentário:

Postar um comentário