"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderá-lo.

Por favor, nem ande em minha frente, talvez eu não saiba seguí-lo.

Ande ao meu lado, para que juntos possamos crescer e galgar os degraus da Consciência Terrena. "

PROVÉRBIO SIOUX.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Fóssil descoberto no RS tem 260 milhões de anos...







  • 25 de março de 2011                                                                            




  • Uma descoberta inédita de um fóssil com cerca de 260 milhões de anos foi apresentada ontem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Tiarajudens eccentricus.


    O nome científico batiza uma nova espécie de animal pré-histórico desconhecido e que vivia na área onde hoje é o pampa gaúcho. Nunca antes havia sido descoberto um herbívoro tão antigo e com ligações tão próximas aos atuais mamíferos.

    Encontrado numa rocha à beira de um açude, numa fazenda da localidade de Tiaraju, no interior de São Gabriel, o fóssil remete a uma era anterior à dos dinossauros. A descoberta alçou o Rio Grande do Sul à vitrina científica mundial. O achado é destaque hoje da revista científica norte-americana Science, uma das principais publicações da área no mundo.

    O material foi encontrado em março de 2009 e passou por análise minuciosa até ser oficialmente mostrado ontem. Segundo o coordenador da pesquisa, o paleontólogo Juan Carlos Cisneros, a descoberta é inédita.

    Tiarajudens, porém, não é um mamífero, como a capivara, o animal que mais teria semelhança física com ele atualmente. Ele é um terápsido anomodonte, uma linhagem animal extinta há milhões de anos e prima distante dos mamíferos. Pelo estudo do fóssil, foi encontrado uma arcada dentária quase completa. Tiarajudens tinha dentes até no céu da boca, comprovando mais uma vez que ele não engolia a comida, mas mastigava.


    PORTO ALEGRE








    EXTRAIDO DO Diário Catarinense - edição online

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário